Modo AF



Esses dias eu estava fuçando na câmera e reparei em uma função que já tinha observado, porém ignorado. Era o  Modo AF.

Se você reparar, o nome já é meio dedutivo: Vem de foco automático, o que faz sentido uma vez que são opções de configuração que só entram em vigor quando o foco está nesse estado. E faz mais sentido ainda essas opções existirem, já que cada situação exige um foco específico.

Na minha câmera (Canon T1i) você acessa essas configurações clicando a setinha esquerda.

O Modo One Shot é ideal para objetos parados. Isso porque é modo normal das câmeras, aquele que o foco trava quando se aperta meio botão (Meio botão, quando você clica de levinho e o botão não vai até seu limite, tá? Isso foca, mas não bate a foto). O nome induz á fotos planejadas, que são tiradas de forma única e não em uma série - retratos são um exemplo. Li em algum lugar que o modo correspondente a este na Nikon é o S.


A foto ficou FAIL porque acabou tremida, rs. Mas por favor, relevem isso pra mim? Gostei tanto dela... Enfim. 

O Modo AI Servo é indicado quando seu objeto de foco está em movimento. Enquanto você der meio botão, o motor vai refazer o foco toda vez que o elemento se mexer. Apesar de parecer a ferramenta perfeita, pode não dar muito certo ás vezes já que é mais fácil de se focar em outra coisa graças a determinados movimentos da intenção de foco. Na Nikon seria o modo C.

Ainda tem o Modo AI Focus em que a câmera analisa a cena e chuta um dos modos acima.

Posso estar falando besteira, mas na minha percepção, o primeiro modo é mais fácil de controlar o foco, pois ele avisa quando foca. Porém, dificulta o fato de travar o foco, já que quando (por exemplo) meu cachorrinho anda para trás o foco se desfaz e eu tenho que re-clicar meio botão para focar novamente. Porém, isso demora um pouco e não acompanha o movimento do bichinho, o que cria um ciclo e complica tirar fotos legais. Nessa situação, o segundo modo é perfeito e facilita pra caramba o meu trabalho. Ou seja, cada um tem seus benefícios.

Fuçar na câmera abre horizontes, galera! Por isso, recomendo: Leia seu manual. É chato, mas leia. To fazendo isso de pouquinho em pouquinho, mas estou fazendo.

Postar um comentário

My Instagram

Copyright © Segura Minha Câmera!. Designed by OddThemes